quarta-feira, 14 de março de 2018

DNA Recombinante, Clonagem, Projeto Genoma Humano, Transgênicos, Células-Tronco e Teste de DNA

O DNA Recombinante

O DNA Recombinante são moléculas de DNA que possuem DNA originado de duas ou mais fontes, na maior parte das vezes, de espécies diferentes. Mas para que isso aconteça, são utilizadas as ENZIMAS DE RESTRIÇÃO, que são fundamentais para a manipulação do DNA, essas enzimas bacteriana reconhecem sequências de pares de bases específicas na molécula de DNA e as cortam nesses pontos, originando o DNA Recombinante. 

Como ocorre o processo

Isola-se um fragmento de DNA que possui o gene de interesse (lembrando que todo gene origina uma proteína), depois de isolado, é colocado em um meio com um fragmento de DNA bacteriano circular, o plasmídio e as enzimas de restrição. Utilizam-se os plasmídios pois possui uma capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma e utilizam-o as enzimas de restrição para cortar uma determinada região do plasmídio, onde ocorrerá a ligação do DNA de interesse. Após isso, as enzimas de ligação ou ligase, irá "soldar" o fragmento de DNA isolado com o DNA bacteriano. E assim, originando-se o DNA Recombinante. 
Para melhor entendimento, acompanhe a figura: 




Clonagem

A clonagem é um processo, feito em laboratório, de reprodução de espécies geneticamente iguais. A clonagem reprodutiva tem como principal objetivo a reprodução de um novo ser, idêntico ao que já existe. O primeiro mamífero clonado, foi a ovelha Dolly, em 1996, no Reino Unido, que viveu durante seis anos. 

Como ocorre o processo

No processo da clonagem, retira-se uma célula de um organismo adulto e dela se extrai o núcleo (onde possui o material genético). Esse núcleo é inserido num óvulo sem núcleo. Quando o óvulo começa a se dividir, origina-se um embrião, esse embrião é implantado no útero de uma fêmea da mesma espécie do organismo que foi clonado. E dessa forma, cria-se um clone, uma cópia do organismo do qual foi retirado o material genético. Como mostra a figura. 




Projeto Genoma Humano

O projeto Genoma Humano no qual o Brasil e outros 18 países fazem parte, teve como início em 1990, liderado por James Watson, na época chefe dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH). Os principais objetivos do Projeto eram: determinar a sequência das bases do DNA humano; identificar e mapear os genes dos 23 pares de cromossomos e armazenar essa informação em bancos de dados, para assim desenvolver meios de usar esta informação para fins científicos e terapêuticos






Transgênicos

Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados. Com o avanço da engenharia genética, surgiu a possibilidade de alterar o DNA de alguns seres vivos com o intuito de potencializar ou criar determinadas características que seriam inviáveis de serem produzidas pela natureza.

Vantagens

Podem evitar ou prevenir o risco de pragas e doenças nas plantações; Aumento da produtividade e rendimentos das colheitas; Podem ser mais resistentes aos agrotóxicos; Produção de alimentos enriquecidos com mais proteínas e vitaminas específicas.

Desvantagens

Desencadeamento de novos tipos de alergias, devido as diferentes proteínas criadas a partir da manipulação genética; Podem criar efeitos inesperados no produto, ou seja, os efeitos podem ser imprevisíveis; Podem ser produzidas substâncias tóxicas, quando há uma perda no controle da manipulação dos transgênicos.



Células-Tronco

As células-tronco são um conjunto embrionário de células que se mantém mesmo em organismos adultos. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares.

Tipos

Células-tronco embrionárias: são aquelas que formam o interior do blastocisto, um aglomerado celular que dará origem a tecidos e órgãos necessários ao desenvolvimento do feto.
Células-tronco adultas: são células indiferenciadas encontradas no meio de células diferenciadas que compõem as estruturas do corpo. 
Células-tronco pluripotentes: induzidas (iPSCs) são células adultas que foram geneticamente reprogramadas para o estágio de células-tronco embrionárias.




Teste de DNA

O teste de DNA tem como objetivo de identificar a paternidade é considerado o teste mais avançado do século. Com este exame, as certezas de paternidades atingiram níveis mais altos. O material genético que compõe os genes (DNA) armazena e passa as principais características hereditárias de pais para filhos. Com exceção dos gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo. Cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do DNA variam entre de pessoa para pessoa.